Tente buscar por palavras-chaves, código de pedido ou produto ou número de série, por exemplo, "CM442" ou "informações técnicas"
Insira pelo menos 2 caracteres para iniciar a busca.
  • Histórico

Energia de uma turbina eólica

Uma pequena usina elétrica inovadora gera energia ecologicamente amigável em Gerlingen

Uma pequena usina elétrica ecológica para a cidade: a Endress+Hauser Liquid Analysis opera uma turbina eólica em Gerlingen, Alemanha. A turbina tem cerca de 10 metros de altura com um tronco de metal e turbinas eólicas de plástico verde que lembram grandes folhas. As turbinas de 4.000 watt produzem cerca de 3.200 kilowatt hora de eletricidade por ano, o suficiente para alimentar uma residência.

Uma turbina eólica alimenta a estação de carga de veículos elétricos na Endress+Hauser Liquid Analysis em Gerlingen ©Endress+Hauser

Uma turbina eólica alimenta a estação de carga de veículos elétricos na Endress+Hauser Liquid Analysis em Gerlingen, na Alemanha.

As turbinas em formato de folha, com 85 centímetros de altura, giram mesmo com ventos leves. ©Endress+Hauser

As turbinas em formato de folha, com 85 centímetros de altura, giram mesmo com ventos leves.

Pequena e potente

Comparada à grandes turbinas eólicas isso não parece muito. Mas essa pequena usina elétrica oferece vantagens essenciais. As pequenas dimensões a tornam adequadas para a instalação em ambientes urbanos. As 54 mini turbinas são projetadas para serem muito silenciosas e usar qualquer forma de vento, mesmo ar turbulento que costuma ocorrer em áreas desenvolvidas. De acordo com estimativas, a pequena usina elétrica pode operar 320 dias por ano em condições de vento normal.

De olho na eficiência

“A turbina eólica é um elemento visível de nosso comprometimento em tratar o meio-ambiente de forma responsável”, diz Manfred Jagiella, Diretor Executivo na Endress+Hauser Liquid Analysis. A empresa buscou esse conceito de energia sustentável há anos. Como parte da expansão em Gerlingen, a tecnologia do prédio foi projetada para eficiência energética desde a sua fundação e é continuamente otimizada desde então. A empresa foi certificada para gestão de energia de acordo com a ISO-50001.

Sustentavelmente inteligente

A essência do conceito é uma fábrica de cogeração de gás natural que fornece eletricidade e calor para o local, sendo esse último convertido em refrigeração quando necessário. O ar puro é inserido no prédio através de seis coletores de solo. As tubulações integradas na fundação aquecem o ar externo no inverno e o resfriam no verão. O fachada de vidro tem um revestimento especial que fornece um alto grau de isolamento. As superfícies do teto cobertas de grama melhoram o clima do prédio.

Energia verde para veículos elétricos

Também foi instalado um sistema fotovoltaico, gerando eletricidade que flui para uma inovadora bateria de fluxo de potência redox que por sua vez alimenta uma estação de carregamento de veículo elétrico no local. A energia da turbina eólica é alimentada também em uma estação de carga, oferecendo o benefício de uma mobilidade ecológica. “Isso significa que nossos próprios veículos e os veículos dos visitantes operam com uma energia gerada de forma autônoma que não agride o meio-ambiente”, diz Manfred Jagiella.